Movimento Psicodélico!
O movimento psicodélico começou em meados da década de 1960 e teve um efeito, não apenas na música, mas também em muitos aspectos da cultura popular.
Isso incluiu estilo de vida, roupas, linguagem , arte, literatura e filosofia.
O nome “psicodélico” refere-se a drogas que eram populares com a cultura juvenil da época. (O psicodélico é um conceito cujo nome é derivado das palavras gregas antigas, traduzindo para “revelar a mente”)
Os estilos visuais da arte psicodélica incluem formas curvilíneas inspiradas em Art Nouveau, tipo ilegível desenhado à mão e intensas vibrações de cores ópticas inspiradas no movimento da pop art.
Festivais e concertos de música foram uma característica proeminente nos anos 60, e músicos como Jimi Hendrix, The Grateful Dead, The Who, Janis Joplin foram as super estrelas na época.
É difícil dizer se a música psicodélica influenciou a contracultura ou vice-versa. Mas uma forma de arte única encontrou expressão em cartazes de banda e capas de álbuns.
Os principais artistas do movimento de arte psicodélica dos anos 1960 foram artistas de cartazes de San Francisco, como Wes Wilson, Mouse & Kelly (Stanley Mouse e Alton Kelly), Victor Moscoso, Rick Griffin, entre outros.
Conheça alguns dos principais artistas desse movimento!
Wes Wilson
Wes Wilson, que geralmente é reconhecido como o pai do cartaz de concertos de rock dos anos 60, foi um dos designers mais conhecidos de cartazes psicodélicos.
Victor Moscoso
Moscoso era um designer gráfico profissional, emprestado de quadrinhos, produziu cartazes de rock psicodélico , propagandas e Comix subterrâneo em San Francisco durante os anos 1960 e 1970.
Gary Grimshaw
Gary Grimshaw foi um artista gráfico americano ativo em Detroit e San Francisco que se especializou em projetar pôsteres de concertos de rock . Ele também foi um ativista político radical com o Partido das Panteras Brancas e organizações relacionadas.
Mouse & Kelly
Stanley George Miller, mais conhecido como Mouse e Stanley Mouse , é um artista americano , notável por seus projetos de cartaz de concertos de rock psicodélicos dos anos 60 para a arte de capa de álbuns de Grateful Dead e Journey, bem como muitos outros.
Rick Griffin
Richard Alden “Rick” Griffin foi um artista americano e um dos principais designers de cartazes psicodélicos na década de 1960.
Como colaborador do movimento subterrâneo de comix , seu trabalho apareceu regularmente no Zap Comix . Seu trabalho dentro da subcultura de surfe incluiu cartazes de filmes de surf.
Peter Max
Um dos mais famosos de todos os artistas vivos, Peter Max também é um ícone de cultura pop.
E é isso, esses foram só alguns designers que deixaram suas marcas no design gráfico pós-moderno.
Iguais, mas diferentes, todos com suas particularidades o que torna cada estilo de criação único.
Muito legal, queria ter vivido nessa época! Kkk
Adoro a arte do psicodelismo! Esses artistas foram os melhores!
Amo esses posters psicodélicos e a Pop Art do Lobo!
Como consigo comprar os quadros pop art do Lobo? Obrigado!
Adoro as roupas dos anos 60! Adorei o post!
Muito louca essa arte e pop art!
Lobo, conheci seu trabalho através de uma amiga! Ameeeeei! Parabéns!
Muito legal esses posters!! Pop Art também é minha arte preferida!
Olá, gostaria de saber sobre suas referências para esse texto? Muito bom.