Arte Abstrata
Arte Abstrata é uma arte não objetiva, que não tem uma representação precisa de uma realidade visual, mas usa Formas, Cores, Texturas e Marcas Gestuais para alcançar seu efeito. Nasceu no início do século XX e foi completamente radical para o seu tempo.
Alguns podem até afirmar que a abstração começou com as pinturas rupestres de milhares de anos atrás, a Arte Abstrata representa uma ruptura artística em relação aos moldes tradicionais, essa foi a principal característica.
A arte abstrata existe há mais de 100 anos. Os artistas começaram a criar objeções simplificadas com pouca ou nenhuma referência ao mundo “real”.
A arte abstrata moderna, que conhecemos hoje pode ser atribuída ao impressionismo, pós-impressionismo e cubismo. Todos os três ajudaram a perceber a ideia de que a arte poderia não ser representativa.
O primeiro artista a criar arte abstrata como a conhecemos foi Wassily Kandinsky.
Ele é frequentemente creditado pelos historiadores como “O Pai” da arte abstrata ao criar pinturas de formas flutuantes e não representacionais desde 1912. Seu trabalho trouxe abstração para a América durante a Armory Show em 1913.
Quais são os Tipos da Arte Abstrata?
- Abstracionismo Sensível ou Informal
- Tachismo
- Abstracionismo Geométrico
- Action Painting
Abstracionismo Sensível ou Informal
Predominam os sentimentos e emoções. As cores e as formas são criadas livremente. Na Alemanha surge o movimento denominado “Der blaue Reiter” (O Cavaleiro Azul) cujos fundadores são os Kandinsky, Franz Marc entre outros.
Uma arte abstrata, que coloca na cor e forma a sua expressividade maior.
Estes artistas se aprofundam em pesquisas cromáticas, conseguindo variações espaciais e formais na pintura, através das tonalidades e matizes obtidos. Eles querem um expressionismo abstrato, sensível e emotivo.
Com a forma, a cor e a linha, o artista é livre para expressar seus sentimentos interiores, sem relacioná-los a lembrança do mundo exterior. Estes elementos da composição devem ter uma unidade e harmonia, tal qual uma obra musical.
Principais Artistas:
Wassily Kandinsky 1866-1944
Pintor russo, considerado por muitos historiadores o “Pai da Pintura Abstrata”, mas antes do abstracionismo participou de vários movimentos artísticos como impressionismo também atravessou uma curta fase fauve e expressionista.
Escreveu livros, como em 1911, sobre o espiritual na arte, em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores, e em 1926, do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua arte.
Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de “Arte Degenerada”.
Franz Marc 1880-1916
Pintor alemão, apaixonado pela arte dos povos primitivos, das crianças e dos doentes mentais, Marc escolheu como temas favoritos os estudos sobre animais, conheceu Kandinsky, sob a influência deste, convenceu-se de que a essência dos seres se revela na abstração.
A admiração pelos futuristas italianos imprimiram nova dinâmica à obra de Marc, que passou a empregar formas e massas de cores brilhantes próprias da pintura cubista.
Tachismo
O Tachismo surgiu no período pós-Segunda Guerra Mundial, na Europa, com o intuito de romper com os modelos anteriores da arte. O nome do movimento vem do francês tache, que significa mancha.
Formado por manchas criadas impulsivamente com toda a liberdade ou efusão emocional do artista. O Tachismo Lírico demonstra tonalidades luminosas, transparentes e espontâneas. O Tachismo Dramático possui tonalidades sombrias, graves, apaixonadas.
As pinturas desse período valorizam o gesto espontâneo, o instinto do artista no momento da produção.
É possível imaginarmos, ao olhar a pintura, os movimentos que os artistas fizeram. Um artista importante que representa esse tipo de pintura é Hans Hartung.
Esse tipo de abstração é também chamada de abstração informal, no sentido de que não tem uma forma definida.
A matéria-prima utilizada para a pintura também foi explorada. Alguns artistas davam mais prioridade ao gesto e outros à pesquisa do material, criando texturas, camadas e utilizando novos materiais.
Principais Artistas:
Jean Dubuffet 1901 – 1985
Pintor francês que se inspirava na arte das crianças e dos loucos.
Seus trabalhos tinham formas irregulares e desenhos simples.
Saiu em busca de novas formas de arte e encontrou o que nomeou de arte bruta: feita por pessoas que não fazem parte do meio artístico, que não possuem referências culturais e históricas sobre arte e buscam ideias e temas no seu próprio interior, como crianças, loucos e pessoas solitárias.
Abstracionismo Geométrico
É a arte abstrata geométrica que teve bastante influência do movimento cubista e do futurista. Isso devido ao uso de formas geométricas e com uma característica mais racional e dura nas representações. Sendo assim, as linhas e cores são organizadas de forma a resultar em uma composição majoritariamente geométrica.
Como essa vertente surgiu logo após as descobertas formais do cubismo, ela teve diversas correntes, algumas que merecem destaque. Entre elas: Suprematismo; Construtivismo; Neoplasticismo ou De Stijl, Concretismo, Neoconcretismo.
Principais Artistas:
Piet Mondrian 1872-1944
Pioneiro holandês da arte abstrata, que desenvolveu desde o início da paisagem até trabalhos abstratos geométricos do tipo mais rigoroso. Suas telas foram pintadas a partir de cores puras e vivas e linhas retas.
O desejo do pintor era obter o máximo de clareza possível e, para isso, procurava que as telas refletissem as leis matemáticas do universo. Não por acaso os padrões da pintura eram sempre regulares, precisos e estáveis. Mudou-se para Nova York em 1940, onde começou a desenvolver um estilo mais colorido, com linhas coloridas. e ritmos sincopados.
Action Painting ou Gestualismo
É Produção de ‘pinturas de gotejamento’ improvisadas e gestuais, colocando sua tela no chão e derramando tinta sobre ela da lata ou arrastando-a pelo pincel ou por um pedaço de pau.
Este tipo de pintura não apresenta esquemas prévios, e surgiu em Nova Iorque, nos anos 40 do século XX, sob influência dos processos surrealistas de pintura automática.
Principais Artistas:
Jackson Pollock 1912-1956
É um pintor americano, introduziu nova modalidade na técnica, gotejando as tintas que escorrem de recipientes furados intencionalmente, numa execução veloz, com gestos bruscos e impetuosos, borrifando, manchando, pintando a superfície escolhida com resultados extraordinários e fantásticos, algumas vezes realizada diante do público.
Desenvolveu pesquisas sobre pintura aromática.
Nos últimos trabalhos nessa linha, o artista usou materiais como pregos, conchas e pedaços de tela, misturavam-se às camadas de tinta para dar relevo à textura. Usou frequentemente tintas industriais, muitas delas usadas na pintura de automóveis.
Willem de Kooning (1904-1997)
Foi um pintor holandês que abandonou a Holanda aos 22 anos a bordo de um cargueiro, começou a vida como carpinteiro e pintor de paredes.
Ao contrário de seus colegas de vanguarda, que aboliram a representação figurativa de seus quadros, as figuras femininas – a marca da diferença em seu trabalho.
Ao final dos anos 40, junto com Jackson Pollock, Arshile Gorky e Mark Rothko, revolucionária a pintura americana, fundando a vanguarda expressionista abstrata.
Quais são as principais características da arte abstrata?
As principais características do abstracionismo são:
- Oposição ao Modelo Renascentista e à Arte Figurativa;
- Arte Não Representacional;
- Arte Subjetiva;
- Ausência de Objetos Reconhecíveis;
- Valorização de Formas, Cores, Linhas e Texturas.
As obras abstratas podem conter elementos relacionados à emoção, como uma forma de libertação da necessidade de representação verissímil.
Assim, o artista não tem um comprometimento em transmitir a realidade. Nesse sentido, outra característica marcante da arte abstrata é a liberdade, essa que serve tanto para o artista quanto para o apreciador. Ou seja, ele tem a liberdade de interpretar a obra como preferir, sem compromisso real.
Portanto, por não ter um compromisso com a representação da realidade, a principal característica do abstracionismo é ser um contraponto ao conceito de arte realista. Sendo assim, as obras abstratas são mais conceituais, e se afastam completamente do que era tido como arte clássica.
Como é feita a arte Abstrata?
A arte abstrata é uma composição independente, livre de representações e ilustrações.
Na arte abstrata não é simplesmente um processo de criação de paisagens ou objetos é um processo sobre explorar.
Ela NÃO precisa ter um significado, narrativa ou mesmo uma explicação singular. Na arte abstrata colocamos diferentes cores e formas em conjunto para criar uma peça que representa para cada algo admirador em particular.
A arte abstrata é, no fundo, dar asas a uma inspiração não intencional, ou seja, que não procura representar ou retratar nada em específico.
Para criar um quadro abstrato, é preciso imaginação e senso de criatividade.
O principal objetivo da abstração não é contar uma história, mas incentivar o envolvimento e a imaginação.
Essa forma de arte tem como principal objetivo proporcionar aos espectadores uma experiência intangível e emocional, sendo ela completamente diferente para cada um, que pode variar completamente de acordo com o estado de espírito, com a sensação que a obra em particular te proporciona, com seu repertório artístico no momento.
Qual era o objetivo da arte abstrata?
O principal objetivo da abstração na arte não é contar uma história, mas incentivar o envolvimento e a imaginação.
Essa forma de arte tem como principal objetivo proporcionar aos espectadores uma experiência intangível e emocional, sendo ela completamente diferente para cada indivíduo, dependendo de sua personalidade e do estado de espírito.
A arte ocidental foi, desde o Renascimento até meados do século XIX, sustentada pela lógica da perspectiva e uma tentativa de reproduzir a realidade visível. No final do século XIX, muitos artistas sentiram a necessidade de criar um tipo de arte que englobasse as mudanças fundamentais ocorridas na tecnologia, na ciência e na filosofia, eles estavam contra os ensinamentos formais e começaram a criar arte que não se referia necessariamente a objetos no mundo real. As fontes das quais os artistas individuais extraíram seus argumentos teóricos eram diversas e refletiam as preocupações sociais e intelectuais em todas as áreas da cultura ocidental da época.
As abordagens encontradas na pintura abstrata abrangem muitos movimentos, incluindo o expressionismo alemão, o fauvismo, o cubismo e o expressionismo abstrato. Enfatizando as qualidades formais de uma obra de arte sobre o assunto representacional, os artistas abstratos experimentaram novas técnicas, como o uso de cores vivas e arbitrárias, a reconstrução de formas e a rejeição da perspectiva tridimensional realista.
A arte abstrata não floresceu entre as guerras mundiais I e II.
Afligida pela política totalitária e por movimentos de arte que enfatizavam renovadamente as imagens, como o surrealismo e o realismo socialmente crítico, recebeu pouca atenção. Mas, após a Segunda Guerra Mundial, uma energética escola americana de pintura abstrata, chamada Expressionismo Abstrato, surgiu e teve ampla influência. Desde a década de 1950, a arte abstrata tem sido uma abordagem aceita e amplamente praticada na pintura e escultura europeias e americanas.
A arte abstrata agora vive no mundo da arte de várias formas. É bidimensional e tridimensional.
Arte abstrata também pode ser feita com muitos materiais e em muitas superfícies. Pode ser usado em conjunto com arte representacional ou completa. A arte abstrata intrigou e de fato e confundiu muitas pessoas, mas para aqueles que aceitaram sua linguagem não referencial não há dúvida de seu valor e suas realizações. Elas não são significativas por causa ou não do padrão estético de beleza, elas são significativas porque em um momento no tempo elas introduziram algo de novo para o mundo.
Arte Abstrata no Brasil
A Arte Abstrata começou a entrar em território brasileiro desde a década de 1940. Os pioneiros foram Abraham Palatnik (1928), Manabu Mabe (1924-1997) e Luiz Sacilotto (1924-2003).
No começou na década de 1950, influenciada principalmente pelos pintores Antônio Bandeira e Cícero Dias, que após uma viagem à Europa voltaram trazendo o abstracionismo para o país.
Contudo esse movimento no Brasil só se destacou no através da primeira edição da Bienal de São Paulo em 1951. Sendo assim, uma grande leva de artistas aderiram à essa corrente moderna.
Quais são os principais Artistas da Arte Abstrata Brasileira?
Entre os maiores representantes da arte abstrata no Brasil estão nomes como:
- Alfredo Volpi (1896-1988);
- Ivan Serpa (1923-1973);
- Cícero Dias (1907-2003);
- Luiz Sacilotto (1924-2003);
- Antônio Bandeira (1922-1967);
- Manabu Mabe (1924-1997);
- Tomie Ohtake (1913-2015);
- Lygia Clark (1920-1988);
- Hélio Oiticica (1937-1980);
- Iberê Camargo (1914-1994).