Mercado Livre inaugura o Florianópolis Community com a Pop Arte do Lobo
Seguindo os passos da Melicidade, sede da empresa em São Paulo, o Mercado Livre inaugura o Florianópolis Community. A nova sede, localizada no Pólo Tecnológico de Florianópolis, possui 1130m², capacidade para 150 pessoas, 12 salas de reuniões, Open Space e espaço de Lazer & Convivência.
Como a Melicidade, o espaço é inspirado nas empresas de tecnologia do Vale do Silício.
Com a ajuda dos colaboradores do Mercado Livre, o Artista Lobo inseriu componentes que refletem a cultura da empresa e suas conquistas
O conceito do mural para a área de trabalho foi inspirado nas cidades brasileiras, misturando elementos da arquitetura, folclore e cultura brasileira com a adesão de temas relacionados e que representem o Mercado Livre que tem a maior comunidade de compra e venda na América Latina.
Neste espaço, uma atenção especial foi dada a Cidade de Florianópolis, com destaque para a famosa Ponte Hercílio Luz, que é um dos principais cartões postais de Florianópolis.
Além das áreas de trabalho, a nova sede também incorporou espaços de lazer. Aqui, ficam a sala de jogos, consultório médico, sala de massagem, e o refeitório.
Para esse espaço, a ideia do artista foi representar a empresa Mercado Livre na América Latina, podemos notar elementos da cultura, folclore e arquitetura de países como Equador, Peru, México, Argentina, Uruguai e Chile fundidos com elementos da identidade da empresa.
Os murais exclusivos, possuem o tamanho total de 2,60 metros de altura e 25 metros de largura.
Passando das telas para os murais, o desafio do artista Lobo foi criar uma obra de arte que ficasse em harmonia com a arquitetura e principalmente criar uma obra de arte original que representasse o DNA do Mercado Livre.
“Executar esse mural para o Mercado Livre com o compromisso de construir uma narrativa que faça sentido para a empresa e seus colaboradores, foi meu grande desafio” diz Lobo.
A exploração da Pop Art como linguagem na proposta do mural fez uma a real integração do mundo arte com o mundo corporativo.
Quando a arte se une a arquitetura de um ambiente corporativo ela se relaciona com o ambiente, ela compõe aquele espaço, se relaciona com as pessoas que irão trabalhar naquele local, e que terão a sorte de olhar para ela todo os dias.
O Mercado Livre opera em 18 países, tem cerca de 6 mil colaboradores– 2 mil deles no Brasil – e é o site de e-commerce mais popular da América Latina em número de visitantes.
A matriz fica na Argentina e além do Brasil a empresa mantém operações na Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Equador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Portugal.
Mercado Livre é uma empresa inovadora e muito atenta com as novas tendências do mundo corporativo quando incentiva e apoia a arte e artistas brasileiros como Lobo. A arte inserida no mundo corporativo não é uma apenas uma tendência passageira, ela é objeto de estudos e pesquisas científicas que comprovam a sua eficiência.
O impacto da inserção de arte no ambiente de trabalho, é objeto de estudo do professor e pesquisador de psicologia Alex Haslam. Segundo ele, um estudo aponta que há um crescimento de 17% da produtividade dos colaboradores quando estão em um espaço decorado com arte e plantas.
A arte em mural é diferente de pintar quadros, porque ela está vinculada a arquitetura e me permite explorar o espaço, ir além das molduras, eu posso ir além e criar um efeito, criar um novo ambiente, é uma nova área a ser explorada, diz o artista Lobo.