Música Pop & Arte Pop | Quando a arte inspira a música

Quando a Arte Pop estorou (na década de 60) ela influenciou as capas dos discos, a moda, as cadeiras, os brinquedos e ainda continua ser uma grande influência na arte gráfica, na publicidade e na Música Pop.

A música sempre me influenciou. Me contaminou de uma maneira que passou a ser uma espécie de vício em minha vida.

Quando eu era adolescente lembro de ir nas lojas especializadas e passar tardes procurando por artistas novos. Eu fazia minhas próprias capas de fita cassete.

Era eu quem sempre levava as músicas que iam ser tocadas durante as viagens de carro com meus amigos para pegar onda no litoral norte.

 

Quando uma música ou uma banda se torna a sua favorita não importa se você vai ficar ouvindo horas, dias, meses, se você vai ficar ouvindo ela sempre no caminho para o trabalho, ou no churras do final de semana.

O que importa é que algo na música te tocou e sempre vai ficar gravada na sua alma.

 

A música é o meu vício no dia-a-dia, minha rotina é melhor com ela. Fico muitas horas em pé pintando os quadros e com a música essa rotina fica melhor.

Quando estou criando e desenho os quadros esse processo que demanda muito da criatividade fica melhor com uma trilha sonora.

 

Me “alimentar” de música para tornar o processo de criação mais intenso não é um artifício usado exclusivamente por mim.

A arte e a música Pop se alimentam uma da outra há um bom tempo, uma questão de sobrevivência, indústrias criativas normalmente precisam um do outro a arte alimenta de música, a música se alimenta de arte, a moda que se alimenta de ambos e a publicidade come todo mundo.

O vínculo entre música pop e arte atualmente está tão forte, estou vendo músicos internacionais firmarem parecerias com artistas plásticos ou de alguma maneira fazerem citações de obras em seus vídeos clipes.

A Arte Pop é uma forma livre e colorida de se expressar, é uma arte que não temos medo de usar, não temos medo do que os outros vão pensar ou achar, por isso os músicos a usam tanto.

 

 

Abaixo segue uma lista que na minha opinião mostra a parceria da música com a Arte Pop

Uns mais evidentes outros mais discretos, seja através de referências nas repetições das imagens, no colorido das roupas e cenários, nas tiras de cartoons.

Você pode ouvir algumas Playlists que embalam meu trabalho clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe Um Comentário

Seu endereço de email não será publicado