São Paulo produziu alguns dos melhores artistas de Street Art do mundo!
São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta. Além de ser o centro financeiro do continente sul-americano, São Paulo é uma das cidades mais criativas e culturalmente diversas do mundo. O Grafite ganha as ruas!
São Paulo oferece opções de programas para todos os gostos. Quando o assunto é arte e cultura então, o que não faltam são lugares com as mais diversas programações.
Hoje, a cidade é conhecida como a Capital Mundial do Grafite!
A Vila Madalena é conhecida pela boemia, badalação, modernidade e também pelo grafite, especificamente a Beco do Batman. Mas a Vila, como moradores gostam de chamar o bairro, também tem arte de rua na maioria das ruas protegidas de árvores. Outro beco que vale a pena explorar é o Beco do Aprendiz.
Beco do Batman
Este beco é coberto de arte de rua. As paredes das casas são compostas por uma mistura entre a tinta e as plantas. Neste beco, todo graffiti é feito após a permissão do proprietário, a entrada é na Rua Harmonia e termina na Rua Medeiros de Albuquerque.
Sua história começou na década de 1980, quando foi encontrado nas paredes do bairro um desenho do homem-morcego dos quadrinhos. O acontecimento atraiu estudantes de artes plásticas, que começaram a fazer desenhos de influência cubista e psicodélica nas paredes do Beco, formando a galeria de paredes totalmente cobertas.
Beco do Aprendiz
A Beco do Aprendiz foi transformado em uma galeria de arte ao ar livre com o trabalho de dezenas de artistas de graffiti. O nome – traduzido para “aprendiz de beco” – sugere o fato de que esses artistas não conseguiram reivindicar um espaço em Beco do Batman, mas como você verá, eles são tão bons e tão criativos.
Cambuci
É impossível falar de graffiti em São Paulo e não mencionar o bairro de Cambuci . Considerado um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, foi aqui que os artistas famosos Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como OsGemeos começaram e onde você ainda pode ver muitas de suas obras anteriores.
Nomes de grafiteiros famosos não faltam nos muros e fachadas do bairro: Nina Pandolfo, Nunca, Vitché, Finok, ISE, Cris Rodrigues.
Avenida Cruzeiro do Sul
A Avenida Cruzeiro do Sul, localizada no extremo norte da cidade, é considerada por muitos conhecedores de arte de rua como o primeiro Museu Aberto de Arte Urbana em São Paulo. Nos últimos anos, os 33 pilares que apoiam a linha azul do metrô na estação Carandiru ganharam vários desenhos de artistas renomados, como Speto, Binho, Chivitz, Akeni, Minhau, Larkone, Onesto e Zezão.
Avenida 23 de Maio
Embora em 2017 o novo prefeito de São Paulo prometa retirar grande parte do graffiti na Avenida 23 de Maio , o que provavelmente permanecerá ainda deve ser impressionante.
Nas 70 muralhas ao longo de uma das rotas mais movimentadas da cidade, mais de 200 artistas conseguiram se expressar e mostrar sua arte, deixando o trânsito neste corredor principal menos cansativo para aqueles que estavam presos nos engarrafamentos constantes.
.
O Grafite é conhecido em todo o mundo. Embora o termo seja frequentemente associado à arte de tinta spray, ele vem em todas as formas de arte de rua.
O artista Lobo, ama a cidade de São Paulo, e se inspira em todos estes artistas maravilhosos.