Street Art e Graffiti não precisa de tempo, espaço, movimento cultural nem tão pouco de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua.
Street Art ou Graffiti é mais comum em ambientes urbanos. Sem arte, os moradores da cidade só têm edifícios de concreto para olhar.
Mais e mais comunidades em todo o mundo estão adicionando graffiti em estátuas, paredes, passarelas, em qualquer pedaço de concreto.
A Street Art cada vez ganha seu espaço!
Uma cidade pode ser escura e chata mas com um toque de arte de rua de repente ela pode se tornar uma atração
A Street Art é conhecida por aumentar a população turística de um determinado local, ela pode também contar uma história sobre uma cultura sem dizer uma palavra.
Em todo o mundo durante as últimas décadas houve um aumento no número de Street Art , embora o termo seja frequentemente associado a spray (graffiti) a Street Art vem em todas as formas, desde escultura, pintura até crochê é usado.
E não é nada fácil se destacar numa cena que se tornou tão popular num mundo globalizado como o nosso.
Alguns grafiteiros talentosos estão fundindo as mentes das pessoas ao redor do mundo.
Edifícios que se transformam em monstros, robôs astecas invadem Caracas, grafiteiros em todo o mundo provaram que não há nenhuma tela pública melhor que uma parede e sabem como ninguém a se adaptar ao seu ambiente de forma criativa.
Não tem mais volta, a Street Art veio para ficar, o Graffiti invadiu o mundo!
Abaixo alguns principais Artistas do Street Art e Graffiti para você se inspirar
Bicicleta Sem Freio
Keith Haring
Os Gemeos
Street Art e Graffiti
Etam
Natalia Rak
Shepard Fairey
Street Art e Graffiti
Eduardo Kobra
Banksy
Christina Angelina
Street Art e Graffiti
3TTMAN
Ben Eine
Thoms
Thoms
Aryz
Street Art e Graffiti
Felipe Pantone
Belin
O que é a arte de rua?
Pode-se dizer que é um movimento, mais precisamente uma expressão artística, talvez, uma forma de arte por si só.
Uma coisa é certa – A Street Art tornou-se um elemento inevitável da arte contemporânea.
Além disso, sua definição e usos estão mudando: originalmente a Street Art era uma ferramenta para marcar as fronteiras territoriais da juventude urbana, hoje em dia, ela é vista em alguns casos como um meio de embelezamento e regeneração urbana e até por motivos comerciais.
Onde Surgiu o Grafite?
Se pensarmos na arte urbana como expressão artística, não podemos deixar de falar o começo.
Desde a roma antiga onde foram encontrados vestígios de grafite feito pelos romanos vamos viajar no tempo até New York nas décadas de 20 e 30 nos bairros mais pobres era comum a existência de gangues rivais que defendiam seus bairros.
Para que seus integrantes pudessem se comunicar, eles escreviam com letras ilegíveis e faziam desenhos quase incompreensíveis nos muros dos guetos.
Faziam disso uma espécie de código secreto.
O impacto desta cultura subversiva foi extraordinariamente sentido nas décadas de 1970 e 1980 e esse código evoluiu para a Arte.
Estas décadas foram um ponto significativo na história da arte de rua – era um tempo em que os jovens, respondendo ao seu ambiente sócio-político, começaram a criar um movimento, “a luta pelo significado” fazendo isso com suas próprias mãos.
Logo, esse fenômeno subcultural ganhou atenção e respeito no mundo adulto.
Dos dedos e latas dos adolescentes, tomaram uma forma de expressão artística verdadeira que se espalhou para o mundo.
Os artistas, também chamados de writers (escritores), costumavam chamar a atenção para os problemas sociais que fazem parte da realidade em que eles vivem.
Por isso, na maioria das vezes, os desenhos eram feitos em trens, para que fossem vistos pelo maior número de pessoas possível.
Essencialmente uma atividade ilegal, um processo de criação através da destruição que começou sua evolução em numerosas formas de expressão artística e encontrou seu caminho para galerias e o mercado de arte global.
Embora ainda subversiva, a arte de rua ganhou seu lugar no mundo da arte contemporânea, com a Street Art.
A evolução da arte de rua tornou-se evidente através de artistas como Banksy e de artistas como Vhils ou BLU, que transformaram as visões desta forma de arte, a arte de rua tornou-se um lugar para experimentar diferentes formas e tipos e criam murais de tirar o fôlego.
Quais os tipos de artes urbanas?
- Tradicional Pintura nas superfícies de propriedade pública ou privada que é visível para o público, geralmente com uma lata de tinta spray ou pintura em pincel.
- Estêncil Pintura com o uso de um estêncil caseiro, geralmente um recorte de papel ou papelão, para criar uma imagem que possa ser facilmente reproduzida.
- Sticker Propaga uma imagem ou mensagem em espaços públicos usando adesivos caseiros.
- Mosaico Mosaico é a arte de criar imagens com um conjunto de partes ou peças menores, para se assemelhar a uma única obra de arte gigante.
- Projeção de Vídeo Projetar digitalmente uma imagem manipulada por computador em uma superfície através de um sistema de luz e projeção.
- Instalação de Rua Enquanto a arte de rua convencional e o graffiti são feitos em superfícies ou paredes, as ‘instalações de ruas’ usam objetos 3-D e espaço para interferir no ambiente urbano.
No Brasil, o artista de Pop Art, Lobo, é apaixonado pela Street Art Brasileira, especialmente da cidade de São Paulo e busca sempre novos desafios.
Clique aqui e veja o Mural que o artista pintou, inspirado na cidade de Los Angeles.
Veja também:
Melhores Posters de Shows de todos os tempos!
O que é Arte Abstrata? Tipos, Características e Objetivo