O Que é Pop Art ?
A Pop Art é um movimento artístico surgido na década de 1950 na Inglaterra, que alcançou sua maturidade na década de 1960 nos EUA.
Esse movimento surgiu em meados do século XX, no qual artistas incorporavam objetos comuns – bandas desenhadas, latas de sopa, jornais e muito mais – em seus trabalhos.
A Pop Art buscou solidificar a ideia de que a arte pode se basear em qualquer fonte, e não há hierarquia da cultura para atrapalhar isso.
Ela foi estabelecida em duas direções independentes, primeiro em Londres e depois nos Estados Unidos.
Pop Art no Reino Unido
O Independent Group (IG), fundado em Londres em 1952, é reconhecido como o precursor do movimento.
O Grupo Independente analisou, discutiu, projetou, construiu e montou um rico material de trabalhos altamente significativos que exploram a cultura contemporânea.
Usando uma variedade de fontes, incluindo as páginas de revistas de ficção científica, pinturas de Jackson Pollock, filmes de Hollywood, as ruas de Londres e a arquitetura modernista, o Grupo Independente criou uma abordagem radical de olhar e trabalhar com a cultura visual.
O grupo organizou uma exposição, chamada “This Is Tomorrow” com o objetivo de produzir arte que atingisse as grandes massas.
Os temas centrais da Pop Art da Grã-Bretanha era uma reflexão sobre o consumo, os riscos da política do poder e da política nuclear, ou o questionamento dos papéis de gênero, temas que continuam a nos preocupar.
“This Is Tomorrow” é agora considerado um divisor de águas na arte britânica do pós-guerra e, em alguns aspectos, iniciou o desenvolvimento do braço britânico da Pop Art.
Os principais artistas do Independent Group eram, Richard Hamilton, Eduardo Paolozzi e William Turnbull, os arquitetos Alison e Peter Smithson, James Stirling e Colin St John Wilson e os críticos Lawrence Alloway e Reyner Banham.
Pop Art nos Estados Unidos
O Que é Pop Art ?
Um boom da economia pós Segunda Guerra levou a salários mais altos e mais tempo de lazer, e a produção em massa levou à criação de objetos como televisores, lava-louças e carros em uma escala sem precedentes.
Com o aparecimento de novas tecnologias na produção de impressão, e a ascensão da indústria de publicidade, os bens de consumo foram vendido com a promessa de dar satisfação aos seus proprietários.
Com riqueza, mobilidade e tempo livre recém-descobertos, muitos norte-americanos mudaram-se para os subúrbios e a televisão se tornou a mídia dominante dos anos 50.
Cercados pelos produtos da cultura do consumo, os artistas da Pop Art Americana, se inspiraram no que viram e experimentaram vivendo dentro dessa cultura.
Quando se fala em Pop Art, o primeiro nome que nos vem à cabeça é, Andy Warhol! A influência de Warhol foi enorme (você pode ler sobre Andy Warhol aqui ), mas havia muitos outros artistas pop americanos que lideraram o caminho da Pop Art.
É nesse momento que além de Warhol, surge nomes de Artistas Pop como Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselmann como os principais representantes da Pop Art.
Fora é o mundo, Está lá. Pop Art olha para o mundo. (Roy lichtenstein)
Sem estilo definido, os trabalhos desses artistas se afinam pelo desenho simplificado, cores saturadas, ao uso de objetos comuns e à vida cotidiana.
Esses artistas fazem uso de técnicas de reprodução que simulavam o trabalho mecanizado como por exemplo colagens tridimensionais, técnicas da serigrafia para representar a impessoalidade dos objetos produzindo assim uma arte em massa para o consumo.
Keith Haring
Características da Pop Art
- Imagens reconhecíveis: O movimento utiliza imagens e ícones de mídias e produtos populares. Isso incluía itens comerciais como latas de sopa, sinais de trânsito, fotos de celebridades, jornais e outros itens populares no mundo comercial.
- Cores brilhantes: É caracterizada por cores vibrantes e brilhantes.
- Ironia e sátira: O humor é um dos principais componentes.
- Técnicas inovadoras: Muitos artistas pop se envolveram em processos de impressão, o que lhes permitiu reproduzir rapidamente imagens em grandes quantidades.
- Mídia mista e colagem: Os artistas pop costumam misturar materiais e utilizar uma variedade de diferentes tipos de mídia.
O Que é Pop Art ?
Dizem que a Pop Art é o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental.
Uma das maiores diferenças entre a pop art britânica e a americana era que a britânica se concentrava em um tom mais leve e muitas vezes tendia a incorporar o humor.
A arte pop americana, em contraste, era um produto do marketing incessante que os americanos tendiam a ser submetidos.
Pop Art no Brasil
No Brasil, a Pop Art surgiu no contexto da ditadura militar e foi usada como instrumento de crítica ao sistema.
Aderindo apenas à forma e à técnica utilizada na Arte Pop os artistas expressaram a insatisfação com a censura instalada pelo regime militar, tematizando questões sociais de política.
Hoje em dia, dono de um estilo peculiar e cheio de personalidade, o Artista Lobo é considerado referência em Pop Art no Brasil.
Suas obras de traços marcantes e cores vibrantes busca retratar a história da pessoas (cuidadosamente em até 10 camadas de tinta) para compor sua própria trajetória no mundo das artes.
Sob o olhar do Artista Lobo momentos importantes como viagens, casamentos, nascimentos dos filhos, animais de estimação ganham um novo significado diante do contexto em que são produzidos por Lobo e assumem, assim, uma valoração distinta.
Burton Morris, Peter Max, Andy Warhol e Keith Haring são alguns artistas que servem de inspiração para Lobo.
Conheça mais o trabalho do artista Lobo, clicando aqui
Veja Também:
Esses são os principais artistas da Pop Art! Já a Pop Art no Brasil está muito bem representada com o artista Lobo! Amo!
Valeu! Me ajudou no trabalho da Faculdade!
Você entrega quadro em Nova Iorque? Parabéns, você é o maior artista em Pop Art atualmente! Virei fã!
Oi Karla, entrego sim! Me envia um email no [email protected] Obrigado! Lobo